Um pouco da nossa história
No final da década de 1950, Anísio Teixeira, formulou o plano educacional de Brasília, enquanto dirigia o INEP( Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos).
Em 1956, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil(NOVACAP), para viabilizar a construção de Brasília. Com a chegada das primeiras famílias de operários e funcionários do Planalto Central, e o aumento da quantidade de crianças, à medida que a migração crescia, em 1957, foi criado o Departamento de Educação e Saúde, mais tarde denominado Departamento de Educação e Difusão Cultural, responsável em promover atividades educacionais, em caráter emergencial até a implantação do sistema educacional do Distrito Federal.

No final da década de 1950, Anísio Teixeira, formulou o plano educacional de Brasília, enquanto dirigia o INEP( Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos).
Em 1956, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil(NOVACAP), para viabilizar a construção de Brasília. Com a chegada das primeiras famílias de operários e funcionários do Planalto Central, e o aumento da quantidade de crianças, à medida que a migração crescia, em 1957, foi criado o Departamento de Educação e Saúde, mais tarde denominado Departamento de Educação e Difusão Cultural, responsável em promover atividades educacionais, em caráter emergencial até a implantação do sistema educacional do Distrito Federal.
A partir daí, o Departamento de Educação e Difusão Cultural criou as primeiras escolas provisórias da Nova Capital. Para isto, Ernesto Silva, que coordenava este Departamento, procurou Anísio Teixeira para assessorá-lo tecnicamente.
Em 1959, foi instituída, pelo Ministério da Educação e Cultura, a Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília (CASEB)[1], tendo Anísio Teixeira dela participado como membro da Comissão Deliberativa. Responsabilizando-se pela elaboração do referido plano, o educador deu origem ao documento intitulado “Plano de Construções Escolares de Brasília”,que veio a público em 1961, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos[2].
Anísio Teixeira propõe um Plano de Educação inovador para a capital :
O Plano de construções escolares para Brasília obedeceu ao propósito de abrir oportunidade para a Capital Federal oferecer à Nação um conjunto de escolas que pudessem constituir exemplo e demonstração para o sistema educacional do País (TEIXEIRA, 1961, p.195-196).
O projeto da Escola Classe 115 Norte foi elaborado pelo Departamento de Arquitetura da NOVACAP (duas construções retangulares interligadas por passarela coberta, um prédio menor, onde está localizado o setor administrativo, 2(dois) banheiros, 1 (uma) sala do Serviço de Orientação e um prédio maior, com 08 (oito) salas de aula, 1(uma) biblioteca e 1(uma) cozinha, e visava ao atendimento de crianças entre 7 a 12 anos de idade.
A resolução nº 917-CD, de 23 de fevereiro de 1983,(DODF Nº 71, de 15/04/1983 – Suplemento e A. N. da Fundação Educacional do Distrito Federal – FEDF – vol. V) , denominou esta escola de Escola Classe 115 Norte, que começou a funcionar em 20 de fevereiro de 1984.
Inaugurada, oficialmente, em 13 de março de 1984, a Escola Classe 115 Norte iniciou suas atividades sob a direção das professoras Dionne Paiva do O” Fernandes e Maura Gomes de Carvalho .
Atualmente, a Escola Classe 115 Norte é uma instituição vinculada à Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro, da Rede Pública, subordinada à Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal.
É uma Unidade de Ensino do Distrito Federal responsável por aproximadamente 300 estudantes, oriundos do Plano Piloto – 53,87%(cinquenta e três vírgula oitenta e sete por cento), demais Regiões Administrativas (RAs)- Varjão, Cruzeiro Novo, Octogonal, Granja do Torto, Sobradinho, Taquari, Planaltina, Vila Planalto, São Sebastião, Noroeste, Itapoã, Paranoá, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Guará Brazlândia – e do entorno do Distrito Federal – Valparaíso, Brasilinha, Jardim Céu Azul.