Cozinha Experimental
Objetivo: desenvolver autonomia culinária, consciência nutricional, noções matemáticas, de ciências e língua portuguesa.
Pontos focais: Maíra Matos, Patrícia Flores, Gabriela Fronzaglia (mães), Larissa Paixão, Layse Ennes (voluntárias externas), Célia Guimarães (coordenadora), Maria e Rita (merendeiras).
Dias e horários: quinzenalmente, às terças das 14h30 às 16h30 (matutino) e às quartas (ou sextas) das 9h00 às 11h00 (matutino)
Duração: 1 hora
Data de início provável: 14/05/19
A cada quinze dias, uma das cozinhas da escola será disponibilizada para as crianças confeccionarem alimentos com a tutoria de adultos membros da comissão de alimentação saudável. As receitas serão sugeridas pelos alunos, professores ou familiares. Um dia antes da atividade, o grupo inscrito na cozinha experimental levará para casa a sugestão de pesquisa sobre origem, cultura e valor nutricional do alimento que será confeccionado por elas no dia seguinte.
Ao longo da atividade culinária, as crianças terão acesso a objetos como balança, cronômetro, copos de medida, materiais de cozinha e a ingredientes saudáveis, adquiridos pela escola, sempre fazendo referência a uma perspectiva sustentável do alimento (origem, reaproveitamento e destinação dos rejeitos). Durante o processo, elas poderão experimentar cada ingrediente e debater sobre como compreendem a importância de uma boa alimentação ao longo da vida.
Os alimentos produzidos pelos alunos serão consumidos por eles ao final da atividade que, em seguida, poderão relatar o que aprenderam e como foi o processo de confecção daquele prato.