“Simplicidade é isso: Quando o coração busca uma coisa só. Concerto para Corpo e Alma” (Rubem Alves)

PPP – Projeto Político Pedagógico

Traz em si os objetivos da Escola e o que ela propõe fazer para alcança-los.

  • PROJETO: reunião de propostas que têm como objetivo a realização de uma ação
  • POLÍTICO: refere-se à função social das instituições de ensino e ao papel da escola na formação de cidadãos ativos na construção da sociedade
  • PEDAGÓGICO: diz respeito aos projetos e atividades educacionais que serão utilizados nos processos de ensino e aprendizagem

 

VISÃO DE FUTURO

Ser reconhecida como instituição pública gratuita, laica e de qualidade SOCIAL* que proporcione autonomia, protagonismo dos educandos em seu processo de construção do conhecimento e transformação humana baseada em práticas pedagógicas libertadoras, respeitando as subjetividades, interesses e necessidades da comunidade de aprendizagem, que promova uma sociedade justa, sustentável, participativa, ética e feliz.

FUNÇÃO SOCIAL

Promover Educação que valorize e respeite as características individuais da comunidade de aprendizagem*, que incentive o seu desenvolvimento integral*, visando à formação de cidadãs e cidadãos que adquiram habilidades para participar efetivamente da construção de uma sociedade mais ética, justa e feliz*.

OBJETIVO GERAL

Promover uma prática educativa emancipadora, comprometida com a diversidade, com o acesso e a produção de conhecimento que articule o local e o universal, com  a formação de pessoas sensíveis, críticas e autônomas que contribuam com a transformação sociocultural, com a construção de uma sociedade mais pluralista, equânime, ética, democrática, solidária e feliz.

Objetivos específicos

  • Assegurar uma educação de qualidade que valorize não apenas as informações e a busca do desenvolvimento cognitivo, mas que procure compreender a escola como um todo educativo, no qual os estudantes sejam contemplados na humanização do seu desenvolvimento afetivo, físico, social, pela ação de toda a comunidade de aprendizagem.
  • Vivenciar a cidadania, no cotidiano das práticas pedagógicas.
  • Estimular e operacionalizar a construção da comunidade de aprendizagem.
  • Estimular o resgate de vínculos familiares, articulando o envolvimento da família no processo de formação e desenvolvimento da criança e do adolescente.
  • Dinamizar o funcionamento da escola, voltando-se para a prática didático-pedagógica inclusiva, respeitando os saberes e ritmos próprios.
  • Reduzir o índice de evasão/fracasso escolar.
  • Incentivar o ingresso e permanência de estudantes com necessidades especiais no ensino regular.
  • Desenvolver atividades geradoras de motivação, participação, cooperação, coeducação e sociabilidade.
  • Oportunizar contatos mais ricos, diversificados e constantes da criança com a leitura e a escrita, sempre em situações reais, significativas e de prazer, desenvolvendo projetos pedagógicos específicos.
  • Proporcionar e estimular situações e o fortalecimento da identidade e a autoconfiança da comunidade de aprendizagem
  • Elaborar espaços múltiplos e flexíveis de aprendizagem e ensino, incluindo o território educativo *
  • Incentivar os estudantes a perceberem e expressarem seus sentimentos e necessidades.
  • Garantir espaços de ludicidade – brincadeiras e experimentações

*Território Educativo • São pessoas • Chão que a gente pisa • Culturas • Espaço material e imaterial seguro, amoroso, solidário e provocativo de aprendizagens, ensinagens e transformações • Espaço de acolhimento de todas as dimensões humanas na busca do ser integral • Espaço de troca que envolve sentimentos, renovação e criação • Aprender, ensinar na diversidade com autonomia, responsabilidade, amorosidade e respeito à singularidade • Troca de saberes, vivencias respeitando o olhar do outro na construção de novos conhecimentos

Objetivos Estratégicos

  1. COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM

 1.1. Proporcionar e estimular situações de valorização e fortalecimento da identidade e a autoconfiança da comunidade de aprendizagem 1.2. Estimular vínculos familiares (da criança com a família), articulando o envolvimento da família no processo de formação e desenvolvimento da criança e do adolescente 1.3. Estimular e operacionalizar a construção da comunidade de aprendizagem 1.4. Desenvolver atividades geradoras de motivação, participação, cooperação, coeducação, sociabilidade, REFLEXÃO CRÍTICA 1.5. Vivenciar a cidadania no cotidiano das práticas pedagógicas

  1. ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

2.1. Garantir espaços de ludicidade – brincadeiras e experimentações 2.2. Oportunizar contatos mais ricos, diversificados e constantes da criança com a leitura, a escrita, o conhecimento matemático e outras áreas do conhecimento, sempre em situações reais, significativas e de prazer, desenvolvendo projetos pedagógicos específicos 2.3. Garantir espaços físicos, internos e externos, que apoiem a aprendizagem 2.4. Incentivar os estudantes a perceberem e expressarem seus sentimentos e necessidades

  1. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

3.1. Dinamizar o funcionamento da escola, voltando-se para a prática didático-pedagógica inclusiva*, respeitando os saberes e ritmos próprios 3.2. Vivenciar espaços múltiplos e flexíveis de aprendizagem 3.3. Viabilizar formação continuada e em serviço, voltadas aos interesses e necessidades desta Comunidade de Aprendizagem 3.4. Vivenciar metodologia de projetos r

Valores

Cada pessoa tem suas qualidades/particularidades que definem a forma como age e interage consigo, com as outras pessoas e com seu meio ambiente, ou seja, são os valores cultivados por uma pessoa que vão basear suas decisões e demonstrar ao mundo quais os princípios que regem sua vida, ou seja, os valores são elementos motivadores que direcionam nossas ações contribuindo para a unidade e a realização de todo o trabalho na escola e na comunidade.

Para que sejam fonte de orientação e inspiração devem ser definidos, aceitos e internalizados por todos e todas da comunidade.

 Nesse sentido, após debates e discussões em diversos momentos, especialmente na preparação do Planejamento Estratégico 2020 – 2021 os seguintes valores foram identificados como da Comunidade de Aprendizagem da Escola Classe 115 Norte:

Amorosidade: ter atenção plena e consciente do cuidar de si e do outro. Comunicar-se de forma não violenta e desarmar-se para compreender o Outro a partir da empatia.

Respeito: o respeito precisa ser cultivado diariamente para que se estabeleçam relações harmônicas, em que se exercita constantemente o respeito às diferenças, limites, espaços, fragilidades e singularidades de cada pessoa, incentivando a valorização de si mesmo e do Outro, assim como o respeito aos combinados, regras e acordos pactuados na escola.

Responsabilidade, Autonomia e Liberdade: relacionam-se à promoção do autoconhecimento de cada estudante por meio da análise das suas experiências do cotidiano; permitem propiciar à comunidade escolar a livre exploração do seu espaço, a expressão da sua criatividade e a reflexão sobre seus atos; facilitam a percepção da importância da responsabilidade na construção autônoma da sua 30 aprendizagem e do espaço saudável para si e para o outro.

Honestidade e Justiça: significam favorecer um espaço para o diálogo com escuta empática, sensível honesta e verdadeira, ainda que neste espaço haja diversidade de opiniões que possam gerar conflitos, não esquecendo, portanto, que a ética perpassa todas as relações entre os partícipes desta Comunidade de Aprendizagem.

Solidariedade: promover espaços e processos que proporcionem, a partir da convivência diária entre todos os membros da comunidade escolar, ações conjuntas em torno de objetivos comuns, troca de saberes. Esses valores, no espaço escolar, devem ser vivenciados cotidianamente ao lado de outros, como a igualdade e a solidariedade humana, comprometidos com o respeito à diversidade e com os princípios de cidadania. E, ao mesmo tempo, devem favorecer uma práxis escolar que se comprometa com os seguintes princípios de ações:

  • Construção de um sentido de responsabilização de cada pessoa com os coletivos dos quais participa;
  • Cultivo da convivência harmônica;
  • Fortalecimento dos vínculos da família e da sociedade baseados na ética, amorosidade, autonomia, protagonismo, solidariedade, respeito, responsabilidade, comprometimento, democracia, cidadania e cuidado com todos os seres naturais, de maneira sistêmica e integrativa, no âmbito local e global;
  • Aprendizagem e construção do conhecimento a partir de um movimento dialético, que considere a tradição como elemento cultural potencializador da transformação, e a inovação, resultado da abertura para o novo.

Com isso, reconhece-se a complexidade que permeia os processos de construção e reconstrução do PPP e da própria Comunidade de Aprendizagem. Essa complexidade, que se dá na relação com o Outro e no processo dialético das práticas educativas, exige que vários focos trabalhem de forma igualitária e democrática, num verdadeiro comprometimento com a construção desta Comunidade.

METODOLOGIA: TRABALHO DE PROJETO

Metodologia, ou abordagem pedagógica centrada em problemas, necessidades, desejos, sonhos de aprendizes

TUTORIA

É o processo de ação do “tutor(a)”, aquele(a) que auxilia, apoia, orienta o(a) aprendiz em seu processo de crescimento pessoal, intelectual, emocional através da comunicação dialógica e não violenta.

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Acordos estabelecidos entre estudantes, professores(as), pais, mães, servidores para uma convivência harmônica, respeitosa e criadora de um espaço físico e emocional saudável.

Definição de direitos e deveres a partir da compreensão da relação entre eles, da identificação dos valores que cada um carrega, do entendimento da sua justificativa e do que o seu não cumprimento gera, da criação de dispositivos que ajudem as pessoas a garantirem os direitos e cumprirem os deveres e, finalmente, a compreensão dos direitos perdidos quando os deveres não forem respeitados.