“Simplicidade é isso: Quando o coração busca uma coisa só. Concerto para Corpo e Alma” (Rubem Alves)
PPP – Projeto Político Pedagógico
FUNÇÃO SOCIAL DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL (ESCOLA)
A função social da escola pública é fornecer educação e instrução formal para os
estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos que serãoúteis para suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, a escola tem um papel importante na socialização dos estudantes, ensinando-lhes valores éticos e morais, e preparando-os para participar da sociedade de forma ativa e consciente, bem como promover a igualdade de oportunidades, oferecendo um ensino de qualidade para todos, independentemente de sua origem social ou econômica.
Por sua vez, a função social da Escola Classe 115 Norte é promover aos seus
estudantes e comunidade escolar, a estruturação, a organização e práticas que
incentivem a humanização do desenvolvimento: cognitivo, afetivo, relacional, físico, social, ambiental e econômico, de modo que possa contribuir com a construção de uma sociedade pacífica, pluralista, ética, democrática, solidária e feliz.
MISSÃO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL
A missão de uma instituição é sua razão de existir, seu propósito. No caso da Escola Classe 115 Norte, é: “promover uma educação que valorize e respeite as
características individuais da comunidade de aprendizagem, que incentive o seu desenvolvimento integral, visando à formação cidadã para participar efetivamente da construção de uma sociedade mais ética, justa, pacífica e feliz.”
Com isso, nossa escola busca garantir um ensino de qualidade, o acesso e a
permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos, conscientes e ativos, capazes de transformar a sociedade em direção a uma maior equidade e justiça social.
5 PRINCÍPIOS E VALORES NORTEADORES DA PRÁTICA EDUCATIVA.
Após reuniões para reavaliação do PPP, em discussão com dinâmica realizada no primeiro bimestre de 2025 (vide foto), os seguintes valores foram identificados e/ou reafirmados como prioridade para a comunidade da Escola Classe115 Norte:
i. RESPEITO
O respeito é a valorização e o reconhecimento da individualidade, diversidade e
coletividade. Ele se manifesta na forma como tratamos os outros e a nós mesmos, sendo essencial para uma convivência saudável e equilibrada.
Para cultivar o respeito, é necessário evitar julgamentos precipitados, compreendendo que cada pessoa possui sua própria história, valores e percepções. A prática da escuta ativa, que envolve ouvir com atenção e empatia, também é fundamental para compreender os pontos de vista alheios.
O respeito aos combinados, regras e acordos pactuados na escola demonstra cuidado com a coletividade, o meio ambiente e a natureza.
Além disso, reconhecer e acolher as diferenças é um gesto de respeito que fortalece as relações e promove a inclusão. Nos momentos de conflito, é importante buscar soluções construtivas e pacíficas, priorizando o diálogo e a cooperação.
O respeito começa com o autoconhecimento e a valorização de si mesmo. Quando nos respeitamos, estamos mais preparados para respeitar o outro, contribuindo para um ambiente mais justo e harmonioso.
ii. AMOROSIDADE:
A EC 115 reconhece a amorosidade como um pilar fundamental para o
desenvolvimento das crianças. Acredita em um ambiente acolhedor, onde o respeito, a empatia e o carinho são cultivados. A amorosidade é essencial para o bem-estar e para o desenvolvimento do aprendizado de todos, manifestando-se em gestos de gentileza, na escuta atenta, no reconhecimento das individualidades, na confiança e no estímulo à colaboração.
As crianças devem ser incentivadas a criar laços de afeto, a compartilhar experiências, a construir relações significativas, a ter atenção plena e consciente do cuidar de si e do outro, a comunicar-se de forma não violenta e desarmar-se para compreender o outro a partir da empatia.
iii. COLETIVIDADE
Criar um ambiente que busque o equilíbrio entre as necessidades individuais e
coletivas permite o exercício democrático perante as decisões coletivas: mesmo que não sejam unânimes, devem ser respeitadas, fazendo valer o sentido de diversidade.
O sentido de coletividade fortalece as ações da escola, desenvolvendo um ambiente em que a “união faz a força” e a compreensão de que “juntos somos mais fortes do que a soma de todas as partes”.
iv. TOLERÂNCIA
Ser tolerante é compreender as complexidades da vida coletiva na dinâmica escolar e na relação entre os sujeitos: estudantes, famílias e profissionais da educação. É importante atuar com tranquilidade e leveza para construir uma convivência harmônica e colaborativa, respeitando e valorizando as diferenças na comunidade escolar. Deste modo, a tolerância não pode ser estendida a quem promove a intolerância, pois isso pode minar a base de uma sociedade inclusiva e respeitosa. Portanto, na escola é intolerável o fascismo, o machismo, o racismo, a misoginia, a LGBTQIA+fobia, a aporofobia, o capacitismo, o etarismo, a gordofobia, a discriminação religiosa, o bullying e qualquer outro tipo de violência.
v. HUMILDADE
A humildade nos ensina a valorizar as contribuições de cada pessoa, criando um ambiente de respeito, colaboração e aprendizado mútuo. Quando praticada por toda a comunidade escolar, ela fortalece as relações e promove um clima acolhedor.
Por outro lado, a falta de humildade pode levar a conflitos, individualismo e
desvalorização do outro, prejudicando o desenvolvimento de todos. Por isso, é
essencial que sejamos exemplos de humildade, reconhecendo nossos erros, ouvindo os outros e trabalhando juntos. A humildade não é fraqueza, mas uma força que nos une e nos torna mais humanos. Que possamos cultivá-la na escola e na vida, formando cidadãos mais empáticos e éticos.
vi. HONESTIDADE
A honestidade gera confiança e fortalece os laços da comunidade. É a qualidade de ser verdadeiro e íntegro. É essencial para estabelecer relações de confiança.
Contribui para a construção de uma comunidade mais justa e respeitosa, onde as pessoas se sentem seguras e podem confiar umas nas outras.
Para que a aprendizagem aconteça é necessário um ambiente de confiança, onde as pessoas tenham a segurança de se colocar, errar e aprender.
vii. RESPONSABILIDADE
Relaciona-se à promoção do autoconhecimento de cada estudante por meio da
análise das suas experiências no cotidiano; propicia à comunidade escolar a livre exploração do seu espaço, a expressão da sua criatividade e a reflexão sobre seus atos; facilita a percepção da importância da construção autônoma da sua aprendizagem e do espaço saudável para si e para o outro.
Alguns exemplos de atos de responsabilidade no âmbito da escola: cumprir prazos e compromissos; ser transparente diante de problemas; ter responsabilidade com o colega, com o material, com patrimônio e com o meio ambiente. Além de ter responsabilidade de viver e atuar no coletivo.
viii. SOLIDARIEDADE
Promover espaços e processos que proporcionem ações conjuntas em torno de
objetivos comuns e troca de saberes, a partir da convivência diária entre todos os membros da comunidade escolar.
ix. EQUIDADE
Promover situações e condições que favoreçam a igualdade de oportunidades para o sucesso nas aprendizagens a todos os estudantes, respeitando suas especificidades por meio de ações e recursos que diminuam a desigualdade nos processos de aprendizagem ao longo do percurso educacional.
Esses valores devem se basear nos seguintes princípios, elencados pela comunidade escolar:
- Convivência Harmônica, que busca alcançar uma convivência harmônica do ser humano com o planeta, fortalecendo vínculos familiares, profissionais e sociais baseados na ética e no cuidado com todos os seres, de maneira sistêmica e integrativa, no âmbito local e global.
- Democracia, por garantir a voz e ação de todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões da escola e pautar-se na justiça e nos conhecimentos científicos e socialmente referenciados, que encorajam a comunidade a não se calar diante das injustiças e dos problemas que enfrenta na realidade.
- Cidadania, por valer-se da construção de um sentido de responsabilização de cada pessoa com os coletivos dos quais participa, em prol do bem comum.
- Aprendizagem, via de construção do conhecimento a partir de um movimento dialético, que considere a tradição como elemento cultural identitário e potencializador da transformação; e a inovação, como resultado da abertura para o novo. Neste sentido, aprende-se com o outro, em um espaço de imersão cultural que se estende do espaço privado (casa) para o espaço público (escola). Deste modo, a aprendizagem abrange trocas culturais entre as diferentes vivências sociais, acesso à cultura sistematizada pela humanidade, que inclui não apenas os conteúdos formais (curriculares) da escola, mas também, o aprender sobre si, sobre como conviver na diferença e sobre cuidar de todas as formas animadas e inanimadas de existência no planeta Terra.
Cabe ainda, ressaltar que os princípios priorizados pela comunidade escolar alinham se aos princípios epistemológicos da SEEDF que buscam abranger a natureza do conhecimento e sua relação com o processo educativo, e que são fundamentais para a prática pedagógica, pois fornecem subsídios teóricos para a compreensão do processo de aprendizagem e para a elaboração de estratégias de ensino. Entre tais princípios epistemológicos, destacamos:
- O Princípio da Unicidade, que, considera a prática pedagógica criadora, crítica e reflexiva, como unidade indissociável entre teoria e prática. O Princípio da Interdisciplinaridade, que de acordo com o Currículo em Movimento, estimula o diálogo entre conhecimentos científicos, pedagógicos e experienciais, criando possibilidades de relações entre diferentes conhecimentos e áreas. Sobre o que Santomé (1998) afirma:
“[…] interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de
trabalho que entram em ação na hora de enfrentar os problemas e questões
que preocupam em cada sociedade”. Assim, assumindo concepções e práticas
interdisciplinares nas coordenações pedagógicas, planejamento, discussão do
currículo e organização do trabalho pedagógico.”
- O princípio da Contextualização, que dá sentido social e político a conceitos próprios dos conhecimentos e procedimentos didático pedagógicos, propiciando a relação contínua e sistemática entre dimensões do processo didático (ensinar, aprender, pesquisar e avaliar), para o desenvolvimento de habilidades, atitudes, conceitos e ações importantes para o estudante, em contato real com os espaços sociais, e acadêmicos nos quais irá intervir, como preconiza o Currículo em Movimento.
- O princípio da Flexibilização, admite a autonomia para a seleção e organização dos conteúdos considerando as especificidades locais e regionais que enriqueçam o trabalho com outros conhecimentos igualmente relevantes para a formação intelectual dos estudantes, favorecendo a perspectiva de uma Educação Inclusiva para todos. Como preconiza o Currículo em Movimento e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, a flexibilidade curricular dá abertura para a atualização e a diversificação de formas de produção dos conhecimentos a fim de atender às novas demandas de uma sociedade em mudança, que requer a formação de cidadãos críticos e criativos. Desta forma, nossa escola adota a flexibilidade do currículo para favorecer a possibilidade de reduzir a rigidez curricular e propiciar o diálogo entre os diferentes conhecimentos.
- O princípio da Educação Inclusiva, na Escola Classe 115 Norte orienta-se a Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, que se fundamenta em princípios de equidade, direito à dignidade humana, e que todos os seres humanos são capazes de aprender, independentemente de comprometimentos que possam apresentar em decorrência de suas especificidades, além do direito à igualdade de oportunidades educacionais, à liberdade de aprender e de expressar-se, e direito de ser diferente. A Educação Especial deve estar apoiada em políticas públicas educacionais reconhecedoras da diferença e da necessidade de condições distintas para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação, bem como os transtornos funcionais da aprendizagem e situações de vulnerabilidade que impactem na construção das aprendizagens.
Assim, a E.C. 115 Norte, busca ser uma comunidade de aprendizagem que leva em consideração todas as dimensões humanas e se compromete com o respeito às diferenças, para além da mera reafirmação da riqueza da diversidade. Desta forma, a escola acredita que qualquer estudante que apresente alguma necessidade específica, vinculada ou não a uma situação ou condição de deficiência, precisa receber atenção, intervenção, mediação, adaptações curriculares e adequações que eliminem qualquer barreira para o seu desenvolvimento integral e a sua aprendizagem, através de um redirecionamento do processo de aprender e ensinar,
sempre que necessário.