A Escola Classe 115 norte está iniciando neste ano o projeto de oficinas temáticas, o qual tem como objetivo apoiar a escola com conteúdos diversificados, em conformidade com a proposta pedagógica. A proposta surgiu no intuito de suprir as carências de conteúdos de artes e educação física, presente nas escolas do DF, após a reestruturação das escolas parque, e ganhou abrangência das temáticas a serem desenvolvidas. Dessa forma, o projeto busca oferecer conteúdos educativos de forma lúdica, a fim de despertar o interesse das crianças para temas frequentemente trabalhados em sala de aula. Além disso, a realização do projeto fará com que o espaço da escola seja mais bem aproveitado, diluindo a quantidade de alunos dentro das salas de aula. Assim, também será possível que as relações professor-aluno e família-escola sejam cada vez mais próximas dentro da instituição escolar.

As oficinas serão realizadas com o apoio de familiares e/ou voluntários externos que serão responsáveis por compartilhar conhecimentos através de aulas, dinâmicas ou jogos que acontecerão durante os turnos regulares (matutino e/ou vespertino). Cada criança poderá optar pelas oficinas que tiver interesse (inclusive todas ou nenhuma) ao preencher a ficha de inscrição (vide anexo I). As crianças serão divididas em grupos e tais atividades acontecerão em rodízio até atender todas as crianças da escola que se inscreverem nas oficinas. Enquanto as oficinas estiverem acontecendo, os conteúdos das salas de aula estarão sendo apresentados normalmente para aqueles que não estiverem em oficinas naquele momento. Ao retornar às salas de aula, após o término das atividades extra-sala, as crianças retomarão os conteúdos programáticos definidos pelas(os) professoras(es), sem qualquer prejuízo dos trabalhos em sala, uma vez que as(os) docentes já terão um cronograma próprio, adaptados à rotina das oficinas temáticas.

Qualquer familiar pode contribuir com o projeto, se tiver algum talento em artes, esportes, atividades pedagógicas, jogos cognitivos, culinária, entre outros. Não é necessária uma formação específica na área, apenas um talento, disposição e tempo livre para ministrar as atividades pedagógicas regularmente. Para isso, basta se inscrever como colaborador das oficinas na ficha de inscrição para familiares, disponibilizada no anexo II. O início provável das atividades será à partir de maio, neste semestre, ou no segundo semestre, dependendo da demanda de alunos inscritos.