Carta para Comunidade de Aprendizagem da EC 115 Norte

Querida Comunidade de Aprendizagem da EC 115 Norte,

Esperamos que ao receber está carta,  estejam tod@s bem, considerando esse tempo inimaginado, no qual estamos. Lá se vão quatro meses, desde a última vez que nos encontramos. No dia 11/3/2020, ao voltarmos da escola para casa, não tínhamos a menor ideia de que no dia seguinte, nossas rotinas nunca mais seriam as mesmas. E assim seguimos, sem certeza alguma. Foi um dia de cada vez. A instabilidade do encontro, as inconstâncias e a esperança nos trouxeram até aqui. Vamos recomeçar, de uma forma totalmente diferente e ainda desconhecida para muit@s de nós.

Hoje entraremos oficialmente em um novo ciclo de vivências, de conexão e de aprendizados. Dispostos aqui a construirmos junt@s, algo novo, uma nova forma de interação, com recursos e ferramentas do universo online (atentos àquel@s que não as possuem), poderemos abrir outras janelas para as relações humanas. E a cada novo dia, teremos a oportunidade de dividir o que tem acontecido em nossas vidas, nesse espaço especial chamado “casa”. Poderemos dividir as emoções desse tempo, os medos que teimam em pular na nossa frente, das perdas irreparáveis, da ansiedade que nos tira do lugar, da solidão que mora naquele canto imenso, dos desafios enfrentados diariamente e também das descobertas das manhãs, das brincadeiras inventadas, da cozinha e da louça suja. Daquelas receitas feitas junt@s, daquele cochilo agarradinho no sofá, das fotografias sem pretensão e do grande amor que nos habita. Tudo isso será possível, por meio de conversas mediadas por noss@s professor@s, com o objetivo de olharmos para dentro, para o outro e para o mundo.

Será necessária uma reacomodação dos conteúdos que habitam essa imensidão que é a vida. Trocaremos experiências sobre linguagem: as geográficas, as históricas, as artísticas, as matemáticas, as científicas… sobre nossa cultura e espaço de convívio.  Ouviremos músicas, elaboraremos espaços para plantar o novo, inauguraremos outro  olhar  sobre os ciclos, as fases e o tempo… quem sabe,  partilharemos essas  experiências com aquel@s que estão na linha de frente, trabalhando em hospitais, mercados, padarias, farmácias, tele-entregas, limpando e coletando lixo, nas estradas com ônibus e caminhões? Quem sabe abriremos as possibilidades para o agora e para a reflexão sobre um lugar que abrace verdadeiramente o coletivo… quem sabe???

Dando sequência ao que já vivenciamos na nossa Comunidade Escolar, retornaremos às rodas de conversa e à meditação da atenção plena, que poderá ser um momento partilhado pela escola junto à família e por vocês junt@s em casa, conforme as possibilidades. Também continuaremos reconstruindo, em parceria, as variadas formas de descobertas, por meio de projetos, compartilhando experiências, saberes e fazeres.

Para finalizar, tenham a certeza de que, nós, enxergamos vocês e saibam que… apesar de toda essa distância, estamos junt@s…

Acesse aqui os  Tutoriais da Secretaria de Educação

Uma abraço bem apertado
da sua escola, essa senhora de experiências profundas e parceira das relações humanas.

“ Escola são pessoas” – José Pacheco.

Viviane Anacleto e Equipe da EC 115 Norte